Os efeitos da mudança climática afetarão os direitos humanos essenciais

Uma das principais consequências da mudança climática é o aumento na frequência de catástrofes naturais. Populações vulneráveis em diferentes lugares do mundo sofrem os efeitos de inundações, secas e furações ou são ameaçadas pelo aumento do nível do mar. Junto com esses desastres naturais, algumas das próprias ações de mitigação e adaptação à mudança climática também podem colocar em risco direta e indiretamente os direitos humanos.

A relação inseparável entre direitos humanos e meio ambiente foi oficialmente reconhecida pela Conferência do Clima da ONU em sua reunião realizada em Cancun (COP-16), no México, em 2010, onde admitiu-se que toda medida de adaptação e mitigação da mudança climática tem algum impacto na população.

O jornalista Mauricio Lopes, da Caritas do Equador, entrevista Ivo Poletto, membro da Rede Eclesial Pan Amazônica e assessor em âmbito Nacional do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social, este trabalho tem uma relação tanto com a Igreja através das pastorais sociais da CNBB, como também com movimentos e entidades na sociedade civil, tentando implementar que seja possível para um enfrentamento das mudanças climáticas.

Para Ivo Poletto, as expectativas sobre os acordos concretos dos estados tomados aqui na COP 21, disse:  “Quando se fala de expectativas concretas precisamos separar um pouco o que se deseja e o que se percebe com possibilidade real sobre os acordos concretos dos estados que participam da COP21. Que os países se disponham a aumentar as suas propostas de ações voluntárias, porque este é o caminho que foi decidido antes ainda do COP do Peru. Sabe-se que a soma das indicadas até agora são insuficientes para garantir que fiquemos abaixo de 2 graus celsius de temperatura aumentada. Como nós gostaríamos de ficar em 1,5 graus celsius, então uma das coisas é que haja por pressões e por diálogos na COP um desejo dos países de ver com maior generosidade onde podem avançar nestas medidas dentro dos países”.





COMPARTILHE


FACEBOOK



Fundação Mater ET Magistra - Rádio Alvorada AM 970 - Rua Dom Bosco, 145 - Londrina - PR - Tel (43) 3347-0606

2014 © Todos os direitos reservados Rádio Alvorada AM 970

                                                    powered by eduardobibiano.com.br