O Papa Leão XIV autorizou, nesta quinta-feira (22/01), a promulgação de novos decretos do Dicastério para as Causas dos Santos, reforçando o caminho de santidade vivido por homens e mulheres que marcaram a Igreja com fé, doação e fidelidade.
Entre as decisões está o reconhecimento das virtudes heroicas da brasileira irmã Maria Imaculada da Santíssima Trindade, conhecida como Mãezinha, que passa a ser oficialmente declarada Venerável. Natural de Maria da Fé (MG), ela foi carmelita, fundadora do Carmelo da Sagrada Família, em Pouso Alegre, e viveu uma espiritualidade profundamente marcada pela oração, pelo silêncio e pela confiança total em Deus. Para a beatificação, ainda será necessário o reconhecimento de um milagre atribuído à sua intercessão.
Na mesma audiência, o Santo Padre também reconheceu um milagre atribuído à intercessão da Venerável Maria Ignazia Isacchi, fundadora das Ursulinas do Sagrado Coração de Jesus, abrindo caminho para sua beatificação.
Outro decreto autorizou o reconhecimento do martírio do sacerdote franciscano Augusto Rafael Ramírez Monasterio, assassinado em 1983, na Guatemala, por ódio à fé — o que dispensa a exigência de milagre para a beatificação.
O Papa Leão XIV reconheceu ainda as virtudes heroicas de Maria Tecla Antonia Relucenti, Crocifissa Militerni e Nerino Cobianchi, leigo, esposo e pai de família, que também passam a receber o título de Veneráveis.
Esses testemunhos recordam que a santidade é possível em diferentes vocações e estados de vida, quando a fé se traduz em amor, entrega e fidelidade diária.
Ana Néri – da Redação
Rádio Alvorada de Londrina FM 106.3