Na tarde do sábado, 31 de janeiro, no auditório do Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor em Londrina – PR foi realizada a formação arquidiocesana da Campanha da Fraternidade 2026. Dezenas de leigos (as) de várias comunidades paroquiais da arquidiocese participaram. Dom Geremias Stenimetz, arcebispo, acolheu os participantes destacando a importância de formações que colaboram diretamente com a caminhada de evangelização. O Pe. Dirceu Reis, coordenador da Ação Evangelizadora, na sua acolhida enfatizou que esses momentos contribuem na formação de consciência e no fortalecimento da fraternidade entre todos.
A formação foi conduzida pelo Pe. Alexandre Alves tendo como principal referência o Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2026. A partir do tema “Fraternidade e Moradia” e do lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), o Texto-Base convida comunidades, pastorais e grupos a refletirem sobre a dignidade da moradia como direito fundamental, iluminando a vivência da fé e da solidariedade.
No início da sua reflexão o padre Alexandre destacou o significado da imagem escolhida para representar visualmente a campanha com os elementos simbólicos que provocam reflexão. No centro, destaca-se a escultura “Cristo sem-teto”, criada por um artista católico canadense em 2012, Timothy Schmalz, após a experiência de ver um homem em situação de rua dormindo em um banco de parque, em Toronto. A escultura, que tem réplicas em diversas cidades do mundo – inclusive no Brasil – mostra um homem coberto por um cobertor, com o rosto e as mãos escondidos, mas com os pés feridos, revelando ser Jesus. Há um espaço vazio no banco, convidando quem vê a se aproximar. Com essa campanha a Igreja convida todos a construir uma sociedade mais justa, onde ninguém seja excluído do direito de “morar com dignidade”. Seu gesto concreto, a Coleta Nacional da Solidariedade, acontecerá no dia 29 de março.





Fonte: Arquidiocese de Londrina
Fotos: Pascom Arquidiocesana