Como obter indulgências plenárias na primeira semana de novembro

Como obter indulgências plenárias na primeira semana de novembro

É possível obter oito indulgências plenárias pelas almas dos mortos na primeira semana de novembro.

O que é uma indulgência plenária?

A indulgência plenária é uma graça concedida pela Igreja, pelos méritos de nosso Senhor Jesus Cristo, para eliminar a pena temporal devida ao pecado.

Não se trata do perdão dos pecados, mas da remissão da pena pelos pecados já perdoados. Pode ser aplicado tanto a si mesmo quanto às almas que já estão no purgatório.

Em termos simples, mas abrangentes, a indulgência plenária permite que a alma “volte” ao estado em que se encontrava quando a pessoa foi batizada.

Para obter uma indulgência plenária, o fiel deve ter se confessado recentemente e comungado no dia, ter a disposição interior de completo desapego ao pecado, mesmo venial, e rezar pelas intenções do papa.

E quanto à Oitava de Todos os Santos?

A Penitenciaria Apostólica da Santa Sé, em seu Enchiridion indulgentiarum (Manual das Indulgências), diz que os fiéis podem obter uma indulgência plenária pelos fiéis mortos “todos os dias, de 1º a 8 de novembro”, se, além de cumprirem os termos normais da indulgência plenária, “visitarem devotamente um cemitério e ao menos rezarem mentalmente pelos mortos”.

As condições para a obtenção da indulgência plenária podem ser cumpridas alguns dias antes ou depois da realização das obras necessárias, mas é aconselhável que a comunhão e a oração ocorram no mesmo dia em que a obra for concluída.

A Oitava de Todos os Santos foi notavelmente prolongada ao longo do mês de novembro, tanto em 2020 quanto em 2021, devido às preocupações em evitar grandes aglomerações de pessoas em igrejas ou cemitérios por causa da pandemia de covid-19.

Com informações da ACI Digital