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Encerramento do Encontro Nacional de Rádios e TVs de Inspiração Católica destaca união e desafios na era digital

Membros da Rádio Alvorada: Pe. Jefferson Bassetto, diretor-presidente, Bruno Ragugnetti, gerente administrativo, Gláucia Adriele e Ana Néri, do departamento de Marketing participaram do evento.
 

O Encontro Nacional de Rádios e TVs de Inspiração Católica, realizado nos dias 4 e 5 de dezembro, em São Paulo, foi concluído com importantes reflexões sobre os rumos da comunicação eclesial no Brasil. Organizado pela SIGNIS Brasil e pela Comissão Episcopal para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o evento reuniu gestores, comunicadores e lideranças de todo o país, com o objetivo de fortalecer parcerias e planejar estratégias para uma comunicação mais eficaz e sinodal.

Na abertura do evento, dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava (PR) e membro da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, enfatizou que “a comunicação a serviço da verdade traz cura”, destacando o papel essencial das emissoras de inspiração católica em promover uma sociedade mais justa e solidária. O bispo ressaltou que, em tempos de desinformação, é vital que a Igreja continue sendo uma fonte confiável de orientação e esperança.

Um dos momentos mais aguardados do encontro foi a palestra de dom Valdir Castro, bispo de Campo Limpo (SP) e presidente da Comissão para Comunicação da CNBB, que abordou os desafios da evangelização na era digital. Ele destacou a importância de adaptar linguagens e formatos para dialogar com as novas gerações, afirmando que “a presença da Igreja nos meios digitais deve ser marcada pela criatividade e autenticidade”. Dom Valdir também alertou para o impacto das redes sociais na disseminação de valores cristãos e a necessidade de maior formação dos comunicadores católicos.

Foto: Franklin Machado/SIGNIS Brasil.

O encontro reafirmou o compromisso das rádios e TVs de inspiração católica em serem instrumentos de evangelização e transformação social, especialmente em tempos de desafios como a desinformação e a polarização. Alessandro Gomes, presidente da SIGNIS Brasil, destacou que “nestes dois dias de encontro discutimos temas que certamente abrirão uma nova janela para a comunicação católica. As trocas de experiências e também os assuntos que surgiram a partir das palestras e discussões, é um verdadeiro tesouro”.

O evento também foi marcado por avanços no planejamento conjunto entre SIGNIS Brasil e CNBB. Representantes das instituições discutiram pautas e campanhas estratégicas para 2024 e 2025, incluindo as Campanhas da Fraternidade e o Jubileu de 2025. Essa parceria busca alinhar objetivos e fortalecer a atuação das emissoras de inspiração católica no cenário midiático nacional.

A iniciativa destacou que a unidade e o trabalho colaborativo são fundamentais para continuar levando a Boa Nova a todas as regiões do Brasil. Felipe Zangari, coordenador da SIGNIS Rádio, reforçou que trabalhar em conjunto, conversando, é essencial em qualquer setor. “Na comunicação que se faz em nome da Igreja ainda mais. E nesses dias fomos agraciados com momentos de troca, de partilha e de inspiração mútua. O encontro nos enche de esperança aos nossos corações e ao trabalho das nossas emissoras”, disse Zangari.

Diretoria ampliada da SIGNIS Brasil e bispos e assessores da Comissão Episcopal para a Comissão para a Comunicação da CNBB. Foto: Franklin Machado/SIGNIS Brasil.

Com o olhar voltado para o futuro, os participantes saíram inspirados a investir em formação, tecnologia e criatividade para potencializar a comunicação católica no país. Nelson Henrique Batistote, coordenador da SIGNIS TV, pontuou que dialogar com as diversas emissoras, acolhendo as diferentes realidades de cada veículo fortalece o trabalho e cria luzes para grandes decisões. “A proposta do encontro nacional da SIGNIS Brasil com as emissoras de inspiração católicas é justamente proporcionar um campo de debate aprofundado em temas de relevância coletiva, compartilhando os desafios diários e os casos de sucesso, seja na questão de conteúdo, seja na manutenção financeira de cada associado. Saímos deste encontro com a certeza de que o caminho mais seguro é o diálogo, a comunhão e participação”, destacou. 

O último dia do encontro foi marcado por trabalhos de grupos que discutiram luzes e sombras nos diversos âmbitos comunicacionais. A sistematização dos pontos trazidos pelos grupos serão norteadores para o planejamento e ações da SIGNIS Brasil junto às emissoras associadas, garantindo maior relevância, eficiência e fortificação da identidade SIGNIS Brasil e o seu compromisso com a Cultura de Paz.

Celebração Eucaristia ao final do Encontro. Foto: Franklin Machado/SIGNIS Brasil.




Via Signis Brasil