O Papa Leão XIV presidiu, nesta quarta-feira, 8 de janeiro, a Missa que marcou o segundo e último dia do Consistório extraordinário, no Altar da Cátedra, na Basílica de São Pedro, reunindo os cardeais em um momento de oração, escuta e discernimento a serviço da Igreja.
Na homilia, o Santo Padre refletiu sobre o significado da palavra Consistorium, que tem origem no termo “assembleia”. A partir do verbo latino consistere, que pode ser entendido como “parar”, o Papa destacou a importância de interromper o ritmo acelerado da vida cotidiana para se colocar diante de Deus. Segundo ele, esse gesto é particularmente profético em uma sociedade marcada pela pressa e pelo excesso de compromissos.

Papa celebra missa com os cardeais (@VATICAN MEDIA)
“Não estamos aqui para promover agendas pessoais ou de grupo”, afirmou Leão XIV, ao ressaltar que o Consistório é um tempo para confiar projetos e inspirações ao discernimento que vem do Senhor, muito além das capacidades humanas. Para o Pontífice, é preciso parar para rezar, ouvir, refletir e, assim, reencontrar com mais clareza a missão confiada à Igreja.
Durante a Eucaristia, o Papa convidou os cardeais a colocarem no altar seus desejos e pensamentos, unindo-os ao sacrifício de Cristo. Ele lembrou que o Colégio Cardinalício, apesar de reunir homens com grande experiência e competências diversas, não é chamado, em primeiro lugar, a ser uma equipe técnica, mas uma verdadeira comunidade de fé. Nessa comunhão, os dons pessoais, oferecidos a Deus, produzem frutos conforme a Providência divina.
Ao falar sobre a missão dos cardeais no mundo atual, Leão XIV destacou que o Consistório deve ser vivido como um grande ato de amor a Deus, à Igreja e à humanidade. Para isso, enfatizou a importância da oração, do silêncio, da escuta mútua e da partilha das realidades confiadas aos pastores nas diferentes partes do mundo.
O Papa lembrou ainda que os cardeais se encontram diante de uma humanidade marcada por profundas contradições: fome e abundância, miséria e riqueza, esperança e vazio existencial. Diante de tantos desafios, reconheceu que nem sempre há soluções imediatas, mas reforçou que, com a ajuda da Providência, nunca faltam os “cinco pães e dois peixes” quando o povo de Deus clama por auxílio.
Dirigindo-se diretamente aos cardeais, Leão XIV agradeceu pelo serviço prestado à Igreja e destacou o peso da responsabilidade compartilhada com o Sucessor de Pedro. No primeiro dia de trabalhos do Consistório, o Colégio Cardinalício definiu a sinodalidade e a missão como os principais temas de reflexão.
Ana Néri – da Redação
Rádio Alvorada de Londrina (com informações do Vatican News)
Créditos das imagens: @Vatican Media