O Papa Leão XIV escolheu o padre Marco Billeri como seu segundo secretário pessoal. A novidade foi anunciada no último sábado (27) pelo bispo de San Miniato, na Itália, Dom Giovanni Paccosi.
Ordenado sacerdote em 2016, padre Marco continuou seus estudos em Roma, concluindo o doutorado em Direito Canônico. Sua trajetória inclui experiências como juiz no Tribunal Eclesiástico da Toscana, defensor do vínculo nos tribunais de San Miniato e Volterra, mestre de cerimônias episcopal e secretário do conselho presbiteral. Até então, atuava como pároco adjunto na paróquia de Santo Estêvão e São Martinho, em San Miniato Basso.
Segundo Dom Paccosi, a nomeação é um “presente valioso” para a diocese. Ele contou que recebeu pessoalmente uma ligação do Santo Padre pedindo seu consentimento para liberar o sacerdote. “Senti grande alegria e até vertigem ao pensar que padre Marco estará agora no coração da Igreja de Cristo”, afirmou o bispo, pedindo ainda orações por essa nova missão.
Padre Marco Billeri passa a integrar a equipe de colaboradores diretos do Papa, somando forças ao lado do primeiro secretário pessoal, o padre peruano Edgard Iván Rimaycuna Inga.
Ana Néri
Com informações do Vaticanews