“Servos na fé e na alegria sem reservas”, lema escolhido pelos seminaristas foi inspirado no início do ministério petrino do Papa Leão XIV
No sábado, 16 de agosto, a Arquidiocese de Londrina ganhou três novos diáconos transitórios: Antonio Marcos Silva Andreiw (45), Brayan Lee Thompson Ávila (35) e Marco Aurélio Ravaneda Malaquias (44). A celebração na Catedral foi presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz e concelebrada por padres da arquidiocese. Também contou com a presença de diáconos, religiosos, familiares e o povo de Deus.
O diaconato é o segundo grau do sacramento da Ordem e tem como missão servir a Igreja e aos fiéis na Caridade, na Palavra e na Liturgia. Recebendo o segundo grau da ordem, eles se configuram a Cristo-servo, Aquele que veio para servir e não para ser servido. O diácono também ministra o sacramento do matrimônio e do batismo. O próximo passo da caminhada vocacional deles será a ordenação presbiteral, em celebrações previstas para dezembro deste ano.

Em sua homilia, dom Geremias comparou a caminhada percorrida pelos seminaristas rumo ao sacerdócio à caminhada da Iniciação à Vida Cristã que muitas pessoas fazem quando procuram os sacramentos já na vida adulta. “Assim como homens, mulheres, meninos e meninas fazem uma caminhada rumo ao sacramento, também os candidatos ao presbiterato fazem uma caminhada semelhante a esta iniciação que poderíamos dizer à vida sacerdotal.”
O diaconato é uma etapa dessa iniciação. “Esses que aqui hoje vão receber a ordenação diaconal, já passaram por algumas etapas: do leitorato, do acolitato, até mesmo foram admitidos ao estado clerical e agora um novo passo para aprofundar ainda mais essa vivência é justamente o diaconato, com o qual poderão servir a Igreja em alguns sacramentos, mas especialmente na questão da caridade, do serviço”, destacou dom Geremias.
“Assim como não se nasce cristão, mas nos transformamos em cristãos, também não se nasce padre, mas nos tornamos padres, nos esforçamos para isso, respondendo a um chamado. Portanto, que esta etapa seja uma boa e frutífera preparação ao presbiterato. Parabéns, sejam muito bem vindos e louvemos a Deus por essa dádiva neste Ano Jubilar da Esperança.”
Rito de ordenação
Durante a celebração de ordenação, os seminaristas mostraram publicamente seu desejo de desempenhar com humildade e amor o ministério dos diáconos; guardar o mistério da fé, através de palavras e atos; abraçar o celibato por amor do Reino dos céus, a serviço de Deus e da humanidade; perseverar e progredir no espírito de oração e imitar sempre o exemplo de Cristo. Os candidatos também prometeram respeito e obediência ao arcebispo dom Geremias e a seus sucessores.

Após as promessas dos candidatos ao diaconato, o bispo impôs a mão sobre eles e fez a prece de ordenação. Os neodiáconos foram então vestidos com a estola diaconal e a dalmática, vestes próprias dos diáconos. Depois receberam o livro dos Evangelhos, do qual foram instituídos mensageiros, para transformar em fé viva aquilo que lerem, ensinando aquilo que creem e procurando realizar o que ensinarem. A seguir dom Geremias e todos os padres e diáconos os acolheram com o abraço da paz.
Padre Manoel Joaquim dos Santos, coordenador da Pastoral Presbiteral e reitor do Seminário Teológico, acolheu os novos diáconos em nome do clero arquidiocesano. “Nos alegramos com vossa presença e neste ano do Jubileu vocês são de fato motivo de muito esperança para a Arquidiocese de Londrina e nosso presbitério”, destacou padre Manoel. “Contem com todos nós padres nessa nova árdua, nobre e bonita missão.”
Ao final da celebração, em nome dos neodiáconos, Brayan fez o discurso de agradecimento e explicou a escolha do lema diaconal: “Servos na fé e na alegria sem reservas”, inspirado no início do ministério petrino do Papa Leão XIV. “Ao abraçar este lema queremos viver com inteireza de coração, conduzidos por uma fé incarnada, por uma alegria que nasce do dom de si e por uma presença que se faz ponte e não palco.”
O diácono agradeceu primeiramente a Deus, por conceder o dom do ministério e os fazer servos, sinais vivos de Sua ternura no meio do povo. “Que nossas vidas simples e amorosas, proclamem, mesmo no silêncio, a Igreja que serve, acolhe, caminha com os que mais necessitam.” Agradeceu também ao arcebispo dom Geremias, aos formadores, seminaristas, famílias, ao clero e a todo povo de Deus. “Com nosso serviço diaconal, queremos retribuir todo bem que recebemos.”
Ao final da Missa, diante da imagem de Nossa Senhora Mãe e Rainha, os neodiáconos consagraram sua vocação e ministério a Nossa Senhora.
Assista à transmissão da ordenação de Antonio Marcos, Brayan e Marco Aurélio:
Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana
Fotos: Angela Silva e Terumi Sakai



















