Notícias

Comunicadores da Arquidiocese de Londrina participam do 11º Seminário de Comunicação Social

Comunicadores da Arquidiocese de Londrina participam do 11º Seminário de Comunicação Social

Promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, evento reuniu profissionais de comunicação em torno do tema: “Igreja, casa de vidro: assessoria de comunicação na construção da reputação e da identidade”

 

Cerca de 160 profissionais de comunicação da Igreja no Brasil se reuniram para a 11ª edição do Seminário de Comunicação Social promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), de 11 a 13 de setembro, no Centro de Estudos do Sumaré, Rio de Janeiro. O evento tratou sobre o tema: “Igreja, casa de vidro: assessoria de comunicação na construção da reputação e da identidade”.

 

Do Paraná, estiveram presentes 21 participantes, sendo dois de Londrina: a jornalista da arquidiocese, Juliana Mastelini Moyses, e o secretário da Pascom arquidiocesana e vice-coordenador da Pascom do Regional Sul 2, Tiago Queiroz.

Do Paraná, participaram 21 pessoas, entre padres assessores, jornalistas e comunicadores

O arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani Tempesta abriu o evento introduzindo o tema: Igreja casa de vidro. “Estamos vivendo uma era na qual, em razão das redes sociais, a Igreja e todas as organizações estão expostas ao escrutínio público”. Por isso a necessidade de ter zelo, e cuidado com a imagem, identidade e reputação da instituição. “Somos chamados a ser autênticos e transparentes.” E reforçou a orientação do Papa Francisco: “A nossa comunicação deve ser testemunho. Há sempre a assinatura de nosso testemunho em tudo que fazemos”.

 

Ao longo dos quatro dias de seminário, os participantes tiveram 11 conferências, em que aprofundaram temas como prevenção e gestão de crise; estratégias de comunicação: impacto e eficiência nas assessorias para pessoas físicas e governamentais; o que é notícia ou não em tempos de mídias sociais aceleradas; novas ferramentas de inteligência artificial para Assessoria de Comunicação; correta expressão visual da marca; Assessoria de Comunicação assertiva e sob medida: estruturação eficiente com recursos limitados; transparência das instituições religiosas para uma boa construção da opinião pública; construindo identidade: a integração estratégica de comunicação e marketing; e além do Press Release: Entendendo as Necessidades da Mídia.

 

Vice-diretora da Sala de Imprensa do Vaticano, Cristiane Murray, conduziu duas conferências

Segundo Juliana, os temas tratados dizem respeito ao dia a dia do trabalho de uma assessoria de comunicação e contribuem para pensar a forma como se faz a comunicação na arquidiocese. “Além disso, o seminário proporcionou contato com pessoas que fazem um trabalho semelhante ao nosso em outras dioceses e instâncias da Igreja. As trocas de experiência sempre são inspiradoras e trazem muitas ideias para os trabalhos realizados.”

 

Sala de Imprensa do Vaticano

A vice diretora da Sala de Imprensa do Vaticano, Cristiane Murray, proferiu duas conferências partilhando sua experiência no Vaticano: “A comunicação do Papa Francisco e seus desafios” e “Sala de Imprensa da Santa Sé: uma comunicação assertiva e o relacionamento com os jornalistas”.

 

 

Visitas

Visita ao Setor de Comunicação na sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Os participantes, no segundo dia, visitaram a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, Rádio Roquete Pinto, Palácio Guanabara, Centro de Operações e Inteligência da Prefeitura do Rio e o Museu do Amanhã. Todos os dias, pela manhã, os comunicadores participaram da Santa Missa.

 

Ao final do encontro, dom Orani entregou o prêmio São Paulo VI de Jornalismo à jornalista Maria Beltrão, da Rede Globo.

 

 

Pascom Arquidiocesana

Fotos: Divulgação

 

Dom Orani entrega o prêmio São Paulo VI à jornalista Maria Beltrão
Missa de encerramento do Seminário presidida pelo cardeal Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro
Conferência com a vice-presidente da Sala de Imprensa do Vaticano, Cristiane Murray
O prefeito para o Dicastério para Comunicação do Vaticano, Paolo Ruffini, mandou uma mensagem em português aos participantes do 11º Seminário de Comunicação

 

Fonte: Arquidiocese de Londrina