Notícias

Mês missionário: “A missão é tarefa eclesial”, afirma dom Maurício Jardim, da Comissão para a Ação Missionária da CNBB

No mês de outubro, além da Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, celebra-se também a festa litúrgica de Santa Teresinha do Menino Jesus, patrona universal das missões católicas.

Com esta importante data, a Igreja no Brasil abriu oficialmente o Mês Missionário com a Santa Missa das 9h, no Altar Central do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, presidida por dom Maurício da Silva Jardim, que é bispo de Rondonópolis–Guiratinga (MT) e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A celebração também contou com a participação da diretoria e dos secretariados das Pontifícias Obras Missionárias (POM) no país, organismo oficial da Igreja que intensifica a animação, a formação e a cooperação missionária em todo o mundo. 

O lema da Campanha Missionária deste ano é “Ide, convidai a todos para o banquete”, frase inspirada no texto do Evangelho de São Mateus e escolhida pelo Papa Francisco. O tema será “Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo”, e fazendo permanecer em comunhão com a Igreja da América que se prepara para viver o 6º Congresso Missionário Americano, que será realizado em novembro deste ano, em Porto Rico.

Na homilia da Santa Missa, dom Maurício orienta a seguir este tema e praticar esta missão em todos os lugares onde passamos.

 

“A missão é tarefa eclesial! A missão não se delega a um grupo, a uma Pastoral, um movimento. A missão não é tarefa apenas para especialistas e estudiosos. A missão é de responsabilidade de todos os batizados! Os religiosos, religiosas, os cristãos leigos e leigas estamos caminhando junto em comunhão. Um sinal disso é a organização missionária da igreja do Brasil. É atuar juntos em conselhos missionários, uma ação comum, porque a missão é comum, a missão é única e atuamos juntos, em comum.

Nesse Mês Missionário, cada um de nós é convidado agora, ao chegar na nossa comunidade, na nossa Paróquia, a rezar a novena missionária, participar também do penúltimo final de semana de outubro, onde realizaremos a Coleta Missionária! Peço a intercessão de Santa Teresinha, que nos inspire a ter um coração grande, largo, humilde e Orante pela missão Universal e para São Francisco Xavier, que saiu da sua pátria para ir ao encontro dos povos na Ásia, que nos indique esse caminho da abertura à universalidade da missão!”.

 

Com informações da CNBB e Portal A12