O papa Francisco vai delegar as principais cerimônias da Semana Santa a cardeais da Cúria Romana. Ele fez ontem (16) sua primeira audiência geral diante de cerca de 70 pessoas depois de três semanas de convalescença em sua residência no Vaticano.
A missa crismal da Quinta-feira Santa foi celebrada pelo cardeal italiano Domenico Calcagno.
Nos anos anteriores, o papa foi a algumas prisões de Roma para fazer o rito do lava-pés, embora a Sala de Imprensa da Santa Sé ainda não tenha divulgado detalhes desses eventos.
Celebração da Paixão da Sexta-Feira Santa, único dia do ano em que não se pode celebrar missa, será feita pelo prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais da Santa Sé, cardeal Claudio Gugerotti.
Segundo a Santa Sé, a tradicional Via-Sacra será celebrada pelo vigário de Roma, cardeal Baldassare Reina, mas os textos das meditações foram escritos por Francisco. Os textos, que acompanharão o percurso pelas catorze estações que vão desde a condenação à morte de Jesus até o sepultamento, centram-se a cada ano num tema diferente.
O papa Francisco delegou ao decano do Colégio de Cardeais, cardeal Giovanni Battista Re, a vigília do Sábado Santo.
Por tradição, batizados de adultos são feitos durante a Vigília Pascal, mas a Santa Sé ainda não anunciou se isso acontecerá este ano.
O cardeal Angelo Comastri será responsável por celebrar a missa do Domingo de Páscoa, na praça de São Pedro, às 10h15 (5h15 no horário de Brasília). Não foram divulgados detalhes específicos sobre como a bênção Urbi et Orbi ocorrerá e se será feita por Francisco da varanda da loggia central na fachada da basílica de São Pedro.
A Santa Sé ainda não confirmou a presença do papa nos ritos da Semana Santa.
Fonte: ACI Digital