São Carlo Acutis atrai mais de 600 mil fiéis a Assis em 2025

São Carlo Acutis atrai mais de 600 mil fiéis a Assis em 2025

Nos primeiros oito meses deste ano, mais de 620 mil peregrinos visitaram o túmulo de São Carlo Acutis, em Assis, segundo a diocese local. O número cresceu significativamente após a canonização do jovem santo pelo Papa Leão XIV, em 7 de setembro, durante o Jubileu da Juventude.

Carlo Acutis faleceu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia. Desde então, sua vida marcada pela fé e pelo amor à Eucaristia atrai devotos de todo o mundo. Seu corpo repousa na igreja de Santa Maria Maior, onde permanece exposto com as roupas que costumava usar: jeans, jaqueta esportiva e tênis.

A canonização foi acompanhada por milhares de fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano, e em Assis, onde a missa foi transmitida ao vivo para a comunidade local. Um trem especial levou centenas de peregrinos da Úmbria até Roma para participar da celebração. A cerimônia contou também com a participação de familiares de Carlo e da mulher que recebeu um milagre atribuído à sua intercessão.

Após a canonização, a diocese de Assis organizou diversas celebrações, incluindo a inauguração de uma estátua de bronze em homenagem ao santo e missas de ação de graças presididas por cardeais da Cúria Romana. No dia 12 de outubro, data da festa litúrgica de São Carlo Acutis, o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, presidirá a celebração em Assis.

O bispo Domenico Sorrentino recordou, em homilia, o testemunho de Carlo:

“Todos somos chamados à santidade, cada um de acordo com o dom recebido. Ele nos mostra que é possível viver a fé de forma simples, alegre e criativa, colocando todos os talentos a serviço de Deus”.

Créditos da imagem: Diocesis Asis – Nocera Umbra -Gualdo Tadino