Lideranças Juvenis se reúnem e definem orientações para os Grupos Autônomos

Lideranças Juvenis se reúnem e definem orientações para os Grupos Autônomos

Na tarde de sábado, 29 de novembro, no auditório do Santuário Eucarístico Mariano em Londrina os (as) coordenadores (as) paroquiais de grupos de adolescentes e jovens autônomos da Arquidiocese de Londrina.

Nessa reunião, conduzida pelo assessor arquidiocesano do Setor Juvenil, Pe. Dirceu Júnior dos Reis, todos estudaram e debateram a última versão das orientações arquidiocesanas para grupos de adolescentes e jovens autônomos. Os grupos autônomos são aqueles ligados à paróquia sem vínculo com pastorais ou movimentos juvenis.

Nas orientações que foram estudadas os tópicos contemplavam a metodologia do encontros semanais, os temas querigmáticos, os critérios de eleição de coordenadores, a missão do casal assessor e a sequência de retiros. Essas orientações visam colaborar diretamente na formação de lideranças juvenis, no crescimento de grupos de adolescentes e jovens e, principalmente o fortalecimento no conhecimento e seguimento à Jesus Cristo.

O Rafael Leão, coordenador arquidiocesano dos grupos autônomos, recebeu sugestões para que o texto das orientações tenha ligação direta com a realidade dos grupos em suas paróquias. Ainda esse ano o texto passará por revisão e aprovação do arcebispo. No primeiro semestre de 2026 elas serão publicadas definitivamente em vista da evangelização da juventude cada vez mais integral, missionária e bíblica. 

Coordenação Setor Juvenil