Reflexão Litúrigica – Solenidade de São Pedro e São Paulo, apóstolos – (Evangelho: Mateus 16,13-19)
Na Solenidade de São Pedro e São Paulo, a Igreja contempla duas vocações diferentes, mas inseparáveis. No Evangelho, Jesus faz uma pergunta que atravessa os séculos e chega também a cada um de nós: “E vós, quem dizeis que eu sou?”, e Pedro responde: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. É sobre essa profissão de fé que Jesus lhe confia as chaves do Reino e edifica a sua Igreja. Pedro recebe o primado entre os Apóstolos, torna-se o primeiro Bispo de Roma e, por isso, o primeiro Papa, sinal visível da unidade, da comunhão e da continuidade da missão confiada pelo Senhor.
Ao lado de Pedro, celebramos também Paulo, o grande missionário dos povos. Se Pedro recebeu de Cristo o ministério de confirmar os irmãos na fé e preservar a unidade da Igreja, Paulo destacou-se pelo ardor missionário, levando o Evangelho aos povos e rompendo as fronteiras do mundo conhecido. Um fortaleceu a Igreja em sua unidade; o outro anunciou Cristo até os confins da terra, e temos missões diferentes, mas unidas pelo mesmo amor ao Evangelho e pela mesma entrega a Jesus.

A Igreja continua, ainda hoje, a missão de Pedro e de Paulo. O ministério confiado por Cristo a Pedro não terminou com o seu martírio, mas permanece vivo na sucessão apostólica como o primeiro Papa, e hoje essa mesma missão é exercida pelo Papa Leão XIV, sucessor de Pedro, chamado a confirmar os irmãos na fé, guardar a unidade da Igreja e anunciar fielmente o Evangelho. Ao mesmo tempo, toda a Igreja continua a missão de Paulo, saindo ao encontro do mundo para evangelizar, testemunhar e fazer discípulos, missão essa dos Apóstolos que continua viva na Igreja de hoje.
Pedro morreu crucificado de cabeça para baixo e Paulo morreu decapitado. Ambos poderiam ter salvado a própria vida se renunciassem a Cristo, mas escolheram selar a própria fé com o sangue do martírio. A Igreja, edificada por Cristo sobre Pedro, também foi regada pelo sangue dos mártires, cujo testemunho sustentou e fortaleceu a fé ao longo dos séculos,
Enquanto tantos deram a própria vida por Cristo, não são poucos os cristãos que, sem enfrentar perseguições, deixam a fé esfriar pela comodidade, pelo respeito humano ou pela indiferença. A solenidade de Pedro e Paulo nos pergunta: que preço estamos dispostos a pagar pelo Evangelho?
É fácil admirar Pedro e Paulo; difícil é imitá-los. Quantos dizem amar a Igreja, mas não assumem compromisso com ela? Quantos se dizem discípulos de Cristo, mas permanecem em silêncio diante de um mundo que precisa ouvir o Evangelho? Quantos conhecem a verdade, mas têm vergonha de vivê-la publicamente? A fé não pode ser vivida apenas dentro dos templos, pois cada batizado é chamado a testemunhar Cristo na família, no trabalho, na universidade e na sociedade. O Evangelho não foi confiado apenas aos sacerdotes, religiosos e missionários, mas a todos aqueles que receberam o Batismo.
Que a profissão de fé de Pedro também seja a nossa: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”,
E que o ardor missionário de Paulo inflame o nosso coração. Nesta solenidade, o Senhor nos convida a renovar o compromisso de permanecer firmes na Igreja fundada por Cristo sobre Pedro e de anunciar, com coragem e alegria, o mesmo Evangelho que Paulo levou ao mundo. O tempo dos Apóstolos passou, mas a missão continua, e a pergunta que permanece para cada um de nós é: seremos apenas admiradores de Pedro e Paulo ou discípulos missionários, continuando, com a nossa vida, a missão que Cristo lhes confiou?
Paz e Bem!
Juarez Fernandes – Especialista em Cristologia e Vice-diretor financeiro da Rádio Alvorada